2 de agosto de 2010

O mundo



Este arcano é a síntese de todos os outros, simbolizando a essência da criação universal.



A carta do Mundo, efetivamente, aponta para a conclusão, o encerramento, o fechamento de algo que vem sendo construído. Ela é uma carta de ápice, é uma carta de completude. A energia que encontramos neste Arcano mostra a expansão em seu ponto máximo.



Sua imagem é composta de uma mandala que cerca uma figura humana e quatro cabeças nos cantos, a mandala é uma representação do universo, e seu espaço funciona como ponto de concentração de todas as forças universais.


No centro da mandala um ser andrógino simboliza a integração dos dois sexos em um, representando tanto integração perfeita e interior das duas polaridades, quanto o encontro harmônico entre um homem e uma mulher. Por essa razão, em alguns jogos em que o Mundo aparece com outras cartas de Copas ele pode estar representando uma parceria amorosa substancial, um relacionamento realmente profundo, onde haja não somente um romance, mas também uma ligação espiritual e mágica.


Nos quatro cantos estão quatro figuras que representam os quatro elementos da natureza: a cabeça de um anjo (água), a de uma águia (ar), a de um leão (fogo), a de um touro (terra); símbolos dos quatro elementos vitais e que conferem equilíbrio ao mundo.


De acordo com alguns especialistas, as figuras também representam os quatro cantos da terra, ou as quatro direções de onde sopram o vento, evocando novamente a idéia de totalidade universal.


A verdade final aprendida pelo buscador espiritual é a realização plena e total. A carta mostra que a guirlanda começa azul, passa pelo vermelho e chega ao amarelo; isso quer dizer que, usando nossas emoções e nossas forças físicas, conseguimos alcançar a inteligência e a sabedoria. Representa a síntese de tudo que conhecemos.


Considerada a melhor carta do Tarôt, indica uma realização muito importante, também prevê o triunfo e a glória, mostrando o caminho para se alcançar o resultado desejado.


No plano espiritual desencoraja as falsas ilusões e dá lucidez para diferenciar o certo do errado. Anuncia também que a pessoa passa por um momento de grande inspiração e pode contar com uma poderosa proteção, além da ajuda tanto de amigos como de pessoas desconhecidas.


No plano físico, representa a realização de todos os desejos e o sucesso nos projetos já encaminhados. Indica também segurança em todos os afetos e prevê um valioso encontro amoroso. No sentido esotérico mostra equilíbrio e organização entre o espírito e a matéria.




(Texto retirado da net)

Nenhum comentário: