15 de março de 2011

Os Lobos - Parte 3


Felizmente nos dias de hoje, estamos começando a ver os lobos como os nativos americanos, que o respeitavam por sua coragem, inteligência e imensa habilidade. Os xamãs muitas vezes vestem-se com capuz e pele de lobos resgatando a magia desse animal entram em seus corpos e mentes, de modo que possam adquirir perícia e habilidade. Nós sabemos que as lições que os lobos nos ensinam podem guiar nosso comportamento para com os outros e a vida.

Quando estão caçando, os lobos viajam em fila indiana. Quando o lobo alfa gasta maior energia. Ele vai abrindo caminho permitindo que os outros economizem suas energias. Quando ele se cansa, o líder sai da frente deixando que o lobo seguinte assuma a liderança. O alfa poderá agora seguir a trilha deixada pelos outros, trabalhando menos e recuperando as forças para os próximos revezamentos.

Todos na alcatéia têm seu papel, e o assumem visando o bem-estar geral. Muitos deles assumem o papel de babá, quando a mãe dos filhotes se ausenta em caçadas ou longos passeios. A maioria dos membros não pretende exercer a liderança, preferem ser caçadores ou vigias.

Desde pequenos os filhotes são treinados visando assumir sua posição de liderança no grupo. Como se sua vida e a da alcatéia dependessem disto. Eles aprendem se divertindo.

Muitas canções e lendas contam as incríveis habilidades do lobo. O sucesso do lobo em suas jornadas é devido à observação, a simplicidade de propósito, o trabalho em equipe, a curiosidade, serem detalhistas e principalmente a sua paciência.

O som dos lobos uivando é misterioso, triste, bonito e aterrorizador. Quem já teve a oportunidade de ouvir esse coro se sentiram maravilhados e ao mesmo tempo com medo. A melodia das vozes nos dá a impressão que estamos rodeados por uma grande quantidade de lobos.

Geralmente nesse momento em que escutamos o coro da alcatéia, só existem no máximo o número de oito lobos uivando juntos. Como nós, cada lobo tem a sua individualidade e tem o cuidado em não imitar os outros. Cada lobo na alcatéia assume o seu tom na sinfonia, procurando não imitar o outro, respeitando assim a singularidade de cada um.

Esse respeito pela individualidade enfatiza a verdadeira unidade da alcatéia. Eles são um todo, mas suas individualidades contribuem para o desenvolvimento da organização da alcatéia. Cada um tem sua própria voz, e ela é respeitada pelo demais.

Até hoje não se sabe exatamente porque os lobos uivam, só se sabe que eles foram abençoados com um talento que atravessa gerações, aperfeiçoando-se diariamente. Parafraseando Ernest Hemingway "Por quem os Lobos uivam? Eles uivam por nós Filhos da Mãe Terra."


Texto retirado do site: www.lobodo.cerrado.nom.br

Nenhum comentário: