2 de março de 2010

El Diablo


Talvez este seja um dos Arcanos que mais causam confusão e susto para os leigos (juntamente com a Morte e o Enforcado). Com certeza isso é resultado da cultura cristã que contra um só Deus divulgou uma quantidade bastante razoável de perpetuadores do mal: diabos, demônios, satanás, etc...
No Tarot, o Diabo nada tem a ver com conceitos cristãos. Estamos falando da representação de uma energia potencial imensa, um gerador energético, que pode ser usado de forma positiva ou negativa. A responsabilidade é nossa, sempre nossa. Para desespero daqueles que gostam de empurrar seus deslizes para a conta do diabo.


O Arcano XV costuma apontar exatamente isso: a existência de uma energia criadora, atrativa; normalmente, quando este Arcano aparece há em jogo uma das três coisas que movem o ser humano para o que há de melhor ou de pior: poder, dinheiro e sexo. Então, O Diabo pode ser clima de sedução, tesão, paixão de começo de relacionamento... aquilo que aquece o corpo e faz o ar ficar denso, carregado, o clima de felicidade no ar... mas também pode ser a perversão sexual, a compulsão, a dependência de sexo. O princípio é o mesmo, vai depender do equilíbrio de quem lida com ele.
É por isso que é sempre bom se alertar em relação às armadilhas, quando O Diabo sai em posição de destaque no seu jogo. Não cair na armadilha é exatamente saber lidar com essa energia de forma equilibrada, saudável. Esse é o nosso desafio. Ser honesto quando se lida com pouco dinheiro é fácil, ser honesto quando milhões passam diante de nossos olhos e em nossas mãos diariamente, aí sim é um desafio... Defender o bem comum quando não se tem nada a perder é fácil, defender o bem comum depois de ser eleito para um alto cargo, político ou administrativo, com o apoio de gente poderosa e com interesses nada coletivos, nada justos, aí é bem mais difícil.
A sabedoria para lidar com a energia do Arcano XV está em aproveitar essa quantidade extra de força, vitalidade e poder de uma forma equilibrada.
A carta do Diabo é a verdadeira afirmação dos instintos, de lidar com vida com alegria combinada com a estabilidade, da criatividade, da libertação de sentimentos reprimidos, aceitar a presença dos opostos e perceber a própria verdade. Celebrar a vida, o riso, o jogo e dançar sobre a Terra, porém com o controle das emoções.

Há uma grande energia positiva em alta, usar-la com moderação é o princípio do equilíbrio. Algo de muito bom está para acontecer, porém para aproveitar isto com tranqüilidade é necessário equilibrar o lado instintivo com o racional, ter cuidado com a inveja alheia, saber cultivar bem o terreno a ser semeado e poder depois usufruir com fartura dos belos e saborosos frutos que lhe concederão.

(Texto retirado da net)

Nenhum comentário: