4 de abril de 2011

O Enforcado


Esta carta contém um dos simbolismos mais complexos do Tarô, mostra a imagem de um homem suspenso por um pé, amarrado em uma viga de madeira, a qual esta apoiada entre duas árvores ou pilares, cada uma com seis ramos cortados, onde significa o mundo material (a forma do quadrado).

O Enforcado representa a sujeição e o sacrifício aos quais são submetidos todos aqueles que perseguem um ideal. Ele anuncia grande expectativa em consequência de um período no qual a pessoa deve penetrar no interior do eu, ou seja, dedicar-se à reflexão. É um desconhecimento completo do caos interior ou exterior que cerca a existência do ser humano.

Mas é preciso entender os vários aspectos do Arcano XII, que transmite, a princípio, essa sensação incômoda de estar pendurado de cabeça para baixo, mas que deixa bem claro (em todas as versões) tratar-se de uma atitude voluntária. A pessoa está ali porque quer, não foi obrigada a isso. O sacrifício pode não ter sido a escolha, mas houve uma escolha e o sacrifício talvez tenha surgido como a consequência direta dessa escolha. Então, deve ser acolhido com tranquilidade e com a certeza de que tudo passa...sempre... O Enforcado costuma representar a prova que tem que ser cumprida antes que um novo ciclo se inicie, pode ser considerado um tipo de rito iniciático ou prova pela qual precisam passar os futuros adeptos. Em termos bem práticos, pode-se ver também que muitas vezes o Enforcado quer dizer a formalização de algum compromisso. Enfim, algo que deixe claro os limites, as demarcações que limitam uma situação. Daí aquele significado de "preso" de costumamos atribuir ao Enforcado. É o estar vinculado a algum tipo de compromisso legal.

(Texto retirado da net)

Nenhum comentário: