3 de janeiro de 2011

O Eremita


Esta figura representa a luz da inteligência irradiante em todas as direções, simboliza as experiências adquiridas no decurso da jornada e seus conseqüentes atributos: cautela (bastão), o poder de raciocínio (lâmpada), atitudes límpidas (interior do manto).

Um homem barbado, recurvado, de idade avançada, segura em sua mão direita uma lanterna, onde representa o conhecimento. Ele se apoia no bordão (bastão) da prudência, que o acompanha em sua busca.

O Ermitão mantém a lanterna bem perto dos olhos para se orientar melhor, mostrando a luz da inteligência e da sabedoria (esta lamparina também significa a luz da verdade). Significa também que a luz atinge o passado, o presente e o futuro. O tom escuro de seu manto simboliza a austeridade.

Ele segue sua viagem através do tempo como um solitário, tendo como único consolo a sabedoria que, às vezes, é um penoso fardo para ele. Este arcano se refere à acumulação de conhecimentos e está disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Representa o valor do conhecimento adquirido à custa de trabalho ininterrupto, que apenas mentes privilegiadas conseguem desenvolver.

Numa consulta, o Ermitão pode ser uma referência a algo que estava perdido, a uma revelação importante ao consulente. A luz do ermitão o envolve e o inclina à pesquisa paciente, aos estudos, ou faz com que o consulente se sinta incentivado a retornar um projeto abandonado há muito tempo.

A carta informa que ainda não é a hora para a resolução dos problemas. Sua influência é neutra, recomenda paciência e dedicação ao consulente e aconselha-o a observar o seu caminho antes de cada novo passo.

Seja antes de tudo prudente, deixe que a inteligência acenda a lanterna que iluminará suas ações e não jogue fora o manto de proteção que lhe foi dado por seus protetores. Pode parecer que você está só em relação ao assunto. Mera ilusão: você está muito bem acompanhado pelas forças espirituais.

Texto retirado da net

Nenhum comentário: