1 de setembro de 2010

A Força

Esta é uma das melhores cartas do tarô, pois tem uma mensagem clara e plena de alegria.

Indica a vitória da inteligência sobre os instintos brutais e irracionais, embora este triunfo só possa ser obtido por meio da vigilância.

Representa a atuação de uma força superior (no caso, a vontade do ser humano) sobre a força bruta - os instintos, a parte animal do ser humano. Abrange a necessidade de dominar nossas emoções, caso contrário elas nos dominarão, este é representado pelo leão ou a besta (lado emocional).

Vemos aqui uma bela mulher, que sem esforço aparente, e sem exercer nenhuma violência, abre as fauces de um leão, dominando-o. O domínio da força da inteligência sobre as paixões graças ao fogo interno do amor e da vontade. O fato de representá-la com uma figura feminina nos indica que não se trata de uma força bruta ou física, mas sim de uma energia sutil, como a da mente, muito superior em qualidade e elevação. A força da proteção defende contra a dispersão, além de indicar o enorme magnetismo sexual do consulente. O Arcano fala também de um relacionamento que tem se mostrado forte, superando dificuldades e vem se mantendo firme.

No plano físico, revela o invencível poder de ação e mostra que é possível chegar onde se quer quando há clareza sobre as metas a serem atingidas.

Porém há necessidade de sermos mais habilidosos com nossas emoções. O simbolismo do signo de Leão poderoso, soberano é o símbolo solar e luminoso ao extremo. Se ele é a própria encarnação do poder, da sabedoria e da justiça, por outro lado, o excesso de confiança em si mesmo e de orgulho faz dele o símbolo do mestre soberano. Ofuscado pelo próprio poder, cego pela própria luz, se torna um tirano, crendo-se protetor. Pode ser, portanto, admirável ou insuportável; entre estes dois pólos oscilam as numerosas acepções simbólicas.
No Tarot da Bíblia, Sansão era o Leão de Judá.
No Tarot de Crowley essa carta leva o nome de Lust (Luxúria), indicando que muitas vezes somos dominados por nossas emoções e nossos instintos e, ao invés de conduzirmos a Besta, somos conduzidos por ela.

O Arcano XI representa todo o poder do corpo a serviço do crescimento espiritual. Ela nos mostra a força que se dever ter para dominar o desejo, frear a ambição, moderar os vícios. É uma carta exuberante, vibrante, instintiva. Na vida física, muita vitalidade; entusiasmo e criatividade. Nos casos negativos, há desejo de conquista apenas como maneira de auto afirmação. É uma carta muito forte que indica sempre resultados positivos no que se deseja.

(Texto retirado da net)


"Os instintos suprimidos e feridos são os perigos que ameaçam o homem civilizado: os impulsos não reprimidos são os perigos que ameaçam o homem primitivo. Em ambos os casos o "animal" é alienado de sua verdadeira natureza; e para ambos, a aceitação da alma animal é a condição da totalidade e de uma vida plenamente vivida. O homem primitivo precisa domesticar o animal em si mesmo e fazer dele o seu companheiro útil; o homem civilizado precisa curar o animal em si e torná-lo seu amigo."
Aniela Jaffé

Nenhum comentário: