10 de janeiro de 2010

Palavras




Tenha cuidado com as palavras

mesmo as milagrosas.
Pelas milagrosas nós fazemos o melhor possível,
por vezes nos enxameiam como insetos
que não nos deixam picadas, mas um beijo.
Podem ser tão boas como dedos.
Podem ser tão seguras como a rocha
Onde te sentas.
Mas também podem ser ao mesmo tempo margaridas e feridas

Contudo, sou amante das palavras.
Elas são pombas que caem do teto.
São seis laranjas sagradas pousadas no meu colo.
São as árvores, as pernas do verão,
e o sol, seu impetuoso rosto.

No entanto, elas me faltam.
Eu tenho tantas coisas que quero dizer,
tantas histórias, imagens, provérbios, etc.

Mas as palavras não são boas o suficiente,
as incorretas me beijam.
Às vezes vôo como uma águia
mas com as asas de uma carriça.

Porém tento ter cuidado
e ser amável com elas.
As palavras e os ovos devem manejados com cuidado.
Uma vez quebrados, são impossíveis de reparar.

(Anne Sexton)

Nenhum comentário: