Mostrando postagens com marcador Guattari. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Guattari. Mostrar todas as postagens

24 de abril de 2010

Desterritorialização


"O nômade não tem pontos, trajetos, nem terra, embora ele evidentemente os tenha. Se o nômade pode ser chamado de o desterritorializado por excelência, é justamente por que a reterritorialização não se faz depois, como no migrante, nem em outra coisa, como no sedentário (com efeito, a relação do sedentário com a terra está mediatizada por outra coisa, regime de propriedade, aparelho de Estado...). Para o nômade, ao contrário, é a desterritorialização que constitui sua relação com a terra, por isso ele se reterritorializa na própria desterritorialização. É a terra que se desterritorializa ela mesma, de modo que o nômade aí encontra um território. A terra deixa de ser terra, e tende a tornar-se simples solo ou suporte. A terra não se desterritorializa em seu movimento global e relativo, mas em lugares precisos, alí mesmo onde a floresta recua, e onde a estepe e o deserto se propagam."
(Deleuze e Guattari)